sábado, 21 de novembro de 2015



Há conversa com ....

o escultor Fernando Marques
Foi no passado dia 19 que, na Biblioteca,  o Mestre proporcionou uma tarde diferente  a alunos do 7.º e 9.º anos e a professores.
O público esteve "impecavelmente interessado" (palavras do nosso convidado), pois foi um enorme prazer ouvi-lo falar, com simplicidade, humor e muita paixão, da sua vida e obra.
Foi uma honra tê-lo connosco!






O Património
Dar um futuro ao passado
Entre os dias 13 e 20 de novembro, está patente na nossa Biblioteca a Exposição itinerante “O Património – Dar um futuro ao passado”, que resulta de uma parceria entre a Santillana e a Fundação Manuel António da Mota

Objetivos

1. Contribuir para a educação patrimonial no Ensino Básico e Secundário numa perspetiva multidisciplinar.

2. Sensibilizar para a importância da preservação dos bens patrimoniais como elementos de reforço da identidade nacional e cultural.

3. Valorizar o património cultural do meio envolvente das comunidades escolares em distintos âmbitos geográficos.

4. Transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do património enquanto elemento de enriquecimento económico e social.

5. Colaborar no desenvolvimento turístico e económico das regiões que beneficiam de uma grande riqueza patrimonial.

6. Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e visitas de estudo com os alunos.


Vai à biblioteca e participa!

Dia Mundial do Cinema
No dia 5 de novembro, celebrou-se o Dia Mundial do Cinema. Na biblioteca da escola, no intervalo das 10h e 30 min., a professora Aida Rodrigues e os alunos da 6ºH e 6º E apresentaram a canção " Supercalifragilisticexpialidocious"do filme Mary Poppins.


31 de outubro

O vencedor do concurso do peso da abóbora foi o Diogo Henriques, aluno do 7º C. Só faltavam 20g para acertar em cheio!




Dia da Biblioteca Escolar
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015. 
Para assinalarmos esta data, o professor Carlos Gonçalves criou dois cartazes; além disso, amanhã, às 16:00, iremos receber, na nossa biblioteca, o escritor leiriense Paulo Kellerman, que estará no primeiro Há Conversa com alunos.




















                                   Cartazes do MIBE
(autoria do professor Carlos Gonçalves)


Programa de outubro

Outubro


O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.





Votos de um 
excelente ano letivo 2015-16.


Aqui, poderão acompanhar o trabalho que se faz na e com a Biblioteca Escolar.

Visitem, também, a nossa página no Facebook.



Novidades

Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de setembro a nossa Escola comemorou o Dia Europeu das Línguas. O Clube Europeu e a Biblioteca José Saraiva dinamizaram várias at...